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sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O Futuro da mobilidade

O Carro do futuro terá cara de carro como o da foto acima?
No post anterior abordamos o tema Ciência no mundo da indústria automotiva e mostramos algumas tecnologias presentes nos automóveis graças as pesquisas inovadoras que as indústrias fomentam, possibilitando o desenvolvimento por parte dos fornecedores de tecnologias que possibilitem atender as demandas necessárias.

Mas e o futuro? No que a indústria está apostando para os proximos anos? Teremos veículos mais voltados para a facilidade da locomoção nos grandes centros urbanos? Os carros continuarão sendo objeto de desejo das pessoas? 

O Carro do futuro ainda terá rodas?
O assunto que mais vem sendo discutido é o tipo de combustível que vai mover os veículos no futuro. É de conhecimento geral que as reservas de combustível fóssil descobertas até hoje estarão esgotadas antes do início do próximo século.

Além desse problema, a quantidade de veículos vem aumentando ano após ano ao redor do mundo e a poluição gerada pela queima dos combustíveis apesar de percentualmente ser pequena quando comparada com a gerada pelas indústrias, já causa problemas nos grandes centros.

Honda Prius Híbrido Plugin - O melhor dos mundos da mobilidade elétrica
Veículos elétricos já foram a solução preferida pela indústria, porém esbarram em dois problemas graves: a dificuldade de desenvolver uma estrutura para o carregamento de energia dos veículos  e a evolução da tecnologia de armazenamento de energia que ainda impossibilita o uso do automóvel para viagens mais longas.

Baterias mais modernas foram lançadas nos últimos 5 anos, mas ainda estão longe de entregarem o desempenho esperado pelos consumidores comuns. Alguns modelos como o Nissan Leaf possuem um modo de carga rápida que regarrega 50% em poucos minutos, porém ainda é necessário um ponto de energia especial. 

Nissan Leaf sendo carregado em um posto de abastecimento comunitário: Isso funcionaria em países de terceiro mundo como o Brasil e India?
As fábricas lançaram carros com tecnologia hibrida nos últimos 10 anos para tentar tornar os carros elétricos viáveis. São carros que utilizam baterias e gasolina para alimentar motores a combustão interna e elétrico.

O funcionamento desses carros dependem do modo de funcionamento escolhido por cada fabricante e daria um post apenas para explicar como cada um funciona, por isso vamos nos ater a citação da existência dos mesmos.

Chevrolet Volt, a resposta da indústria americana para o sucesso do Japonês Prius


O futuro realmente da mobilidade para algumas pessoas, inclusive para mim está em um modelo lançado no salão de Los Angelis de 2007, o Honda FCX Clarity.

A revista Quatro Rodas cita entusiasmada a chegada da novidade na cobertura do salão:

Honda FCX Clarity - Primeiro carro do mundo movido a hidrogênio a ser vendido em série.
"Movido a hidrogênio, este sedã de 4 lugares é bastante espaçoso e, segundo a montadora japonesa, tem o grande diferencial de ser acessível. O nome Clarity vai ao encontro da "clara atitude da empresa perante os desafios do futuro, pensando em ajudar a sociedade em ter um meio de transporte sustentável."

"Mas, como é possível? O FCX Clarity tem uma célula de combustível operando conjuntamente a uma bateria íon-lítio e um tanque de hidrogênio. A reação do hidrogênio com o oxigênio atmosférico ocorre dentro da célula, que é a principal responsável por produzir a energia que faz com que o carro ande. Princípios de regeneração de energia também estão presentes: a energia capturada do processo de frenagem e desaceleração é armazenada na bateria, que complementa o trabalho da célula. O único composto emitido pelo veículo é a água. A autonomia prometida é de cerca de 430 km."

O Futuro do Presente, literalmente!
"O interior do Clarity é composto por materiais alternativos e orgânicos que também foram produzidos seguindo normas de baixa emissão de poluentes. Por dentro, ele oferece maravilhas modernas como sistema de navegação - com a localização dos postos de hidrogênio para reabastecimento -, assentos climatizados e conectividade bluetooth."

Extima-se que o custo oficial do FCX Clarity, sejá próximo de 200.000 a US$ 300 mi dólares. Atualmente o modelo está a venda apenas no Japão e na California, um dos únicos locais dos EUA que possui postos de de hidrogênio combustível.

E você caro leitor? Qual tecnologia escolherá no futuro? Acredita realmente que a rua terá postes para todos carregarem seus carros enquanto trabalham ou fazem compras? Acreditam que realmente algum dia os eco-chatos ganharam a batalha contra os petrol-heads? Compartilhe a sua opinão com a gente.

Abraços!

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