Compare Produtos, Lojas e Preços

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

[VÍDEO] Segurança Veicular (Liguem o som)

Sempre falo com todas as pessoas que conheço sobre segurança veicular, crash tests, dispositivos de segurança passivos e ativos. As pessoas nunca estão nem ai. Fico feliz quando encontro alguem preocupado com a segurança veícular. São poucas pessoas preocupadas com isso no brasil. 
Vejo praticamente nenhum trabalho sendo feito nesse sentido. Não vejo trabalhos acadêmicos, artigos cientificos, programas na televisão que abordem isso, ou alguma revistar que publique dados que realmente não visem o sensacionalismo, como a péssima revista que diz que protege o consumidor, a Pró Teste, que fez um teste com o VW Polo há algum tempo atrás. Sei que é um tipo de pesquisa que demanda muito dinheiro e conhecimento. Porém estamos atingindo um patamar social em que devemos nos preocupar com manetebilidade das nossas vidas. 
Do que adianta termos boas estradas, segurança pública, educação, crédito no banco, bons empregos, conquistarmos uma estabilidade econômica que propicie comprarmos bens materiais, se podemos perder tudo isso em uma simples colisão indo comprar o pão no supermecado, ou 
'1indo passar o feriadão na casa de praia tão desejada? 
Como estudante da area me preocupo com essas questões. Acho que poderei contribuir com a sociedade realmente se me esforçar, mas e o resto das pessoas? Como mudar a cultura de um povo que privilegia rodas de liga leve do que air bags?  Como incentivar a pesquisa das fábricas, se o governo não esta nem ai para o povo, apenas quer receber a sua parte dos impostos.
Estamos diante de um grande dilema. O Governo dão isenções de impostos para as fábricas se intalarem em nosso pais. Ponto para o desenvolvimento, ponto para a geração de emprego, este que vos escreve por exemplo é um dos benefíciados por essa politica. Porém, vem a grande questão. O governo precisa ganhar de alguma maneira. Se não ganha com os impostos de produção direta, tem que ganhar na composição do preço de venda dos carros. A carga tributária chega a 40% em algumas faixas de veiculos. Isso é um abusurdo. Não tem como as fabricas diminuirem a sua margem de lucro sem o governo tambem deixar de ganhar. Quando isso ocorrer, tenho certeza que as fabricas poderam lançar carros com mais equipamentos e realmente fazer valer o dinheiro que o consumidor paga em um carro.
O que me trouxe até aqui hoje foi este vídeo criado por um estudante daqui do Brasil. Achei por acaso no you tube enquanto eu pesquisava sobre segurança. Apesar da produção ser amadora, seu conteúdo ficou bem acessível para as pessoas que não tem muito conhecimento sobre física. Gostei muito da sua preocupação em mostrar a sociedade o quanto podemos estar desprotegidos.
Apenas não concordo totalmente com o seu enfoque, pois a culpa não é totalmente das fábricas, mas de todo um sistema onde estamos inseridos.

2 comentários

Anônimo disse...

Post Excelente cara!
Parabens!

Speed boy disse...

Obrigado F_r_A ! Apareça sempre e mostre meu blog para quem se interessar no assunto.

Abraços!

Postar um comentário

Comente aqui. Me xingue, me elogie, fale besteira, mas comente. Este blog vive dos seus comentários, não de anúncios publicitários.