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terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

"O CARRO DO CHEFE"

Gurgel XEF
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O XEF foi um laboratório para a Gurgel construir
um automóvel simples e barato

No XXI Salão do Automóvel de 1981 foi apresentado o primeiro protótipo, batizado de XEF ou GTA (Gran Turismo Articulado). Além da dimensão reduzida, chamava atenção uma pequena carreta que podia ser engatada ao veículo, como um porta-malas removível. Com 3,12 metros de comprimento, o carro não possuía compartimento para bagagem. A dianteira era tomada por estepe e tanque de plástico para 55 litros de combustível. O interior levava até três passageiros. O motor era o Volkswagen 1600, refrigerado a ar, com um ou dois carburadores.

Gurgel XEF Além das rodas e dos cantos arredondados, as lanternas também lembravam as dos Mercedes da época - assim como as da Brasília

Após dois anos, surgiram mudanças estéticas. Os vidros triangulares nas portas foram substituidos por quebra-ventos. A lateral ganhou um vidro em forma de escotilha. A grade ficou mais ressaltada. O símbolo "G" ficava sobre o capô, lembrando a estrela dos Mercedes-Benz, assim como as rodas, que guardavam semelhança com as dos modelos da empresa alemã. O reboque foi preterido. De acordo com pesquisas realizadas no Salão do Automóvel pelo próprio Gurgel, os clientes rejeitaram esse item porque ocuparia desnecessariamente espaço nas garagens.

O modelo 1984 recebeu mais alterações visuais, perdendo o ressalto na linha da cintura traseira. O vidro lateral de trás ficou oval. Duas garras foram adicionadas aos pára-choques. A placa traseira foi desocada para baixo e invadiu parte do pára-choque, o que fez perder as duas saidas de ar situadas ao lado.

Gurgel XEF Em 1984 o conta-giros ficou do tamanho do velocímetro e o volante ganhou novo desenho

No interior, os instrumentos foram reagrupados. Nos protótipos, o velocímetro maior ficava ao centro, ladeado por quatro mostradores, dispostos em linha reta. O conta-giros ficou do tamanho do velocímetro. Os bancos receberam apoio individual de cabeça. O volante passou a ser em V invertido.

Gurgel XEF O banco do passageiro podia levar duas pessoas Gurgel XEF As lanternas invadiam as laterias

A carroceria de fibra de vidro era montada sobre um chassi de tubos de aço. A suspensão dianteira vinha da Brasilia, com barras de torção, e a traseira era produzida pela Gurgel com uma cinta limitadora de curso. Teste publicado por QUATRO RODAS em dezembro de 1983 salientava o fato de o carro parecer um kart, tão junto ao chão ficava o motorista. O veículo alcançou a velocidade de 138 km/h e fez de 0 a 100 km/h em 19,64 s. Conforme a reportagem, resultado coerente com a proposta do automóvel.

A unidade que ilustra esta reportagem pertence ao analista de produção Felipe Bonventi e faz parte da primeira série (1984). Bonventi afirma que o seu é de número 65, restaurado recentemente. "Meus irmãos e eu aprendemos a dirigir num XEF", diz ele.

O modelo foi fabricado até o início de 1986. A grade havia sido incorporada ao capô e as garras nos pára-choques tinham sido retiradas. Os dados sobre o XEF são imprecisos, mas calcula-se que cerca de 120 unidades deixaram a linha de produção. O nome XEF foi dado de maneira involuntária pela filha de João Gurgel, Maria Cristina. Ao ouvir perguntarem que carro era aquele, ela respondeu: "É do chefe".

Gurgel XEF Compartimento do motor

O XEF foi o laboratório para fabricação de carros de passeio e treinamento de funcionários. Depois dele, João Gurgel iniciou a caminhada em direção a realização de um antigo sonho: a construção de um automóvel barato, simples e acessível.

FICHA TECNICA GURGEL XEF 1984
Anos de fabricação1984 a 1986
Motortraseiro, 4 cilindros contrapostos, refrigerado a ar, 2 carburadores, gasolina
Cilindrada1584 cm3
Diâmetro x curso85,5 x 69 mm
Potência56 cv 4.400 rpm
Torque11,3 mkgf a 2600 rpm
Câmbiomanual, de 4 marchas, tração traseira
Carroceriatubos de aço revestidos com fibra de vidro, 2 portas, 3 lugares
SuspensõesDianteira: independente, com barras de torção em feixes, barra estabilizadora e amortecedores hidráulicos telescópicos
Traseira: independente com molas helicoidais, braços tensoros longitudinais e amortecedores hidráulicos telescópicos
Freiosdisco nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras
Direçãomecânica, setor e rosca sem-fim
Rodas e pneusliga leve, aro 13; 175/70 SR
Dimensõescomprimento, 312 cm; largura, 172 cm; altura, 130 cm; entreeixos, 180 cm
Tanque de combustível55 litros
Peso800 kg

1 comentário

Anônimo disse...

e cupa nossa nos nao o valorisamos.este carro eu nao conhecia.muinto bom.

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