Compare Produtos, Lojas e Preços

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Morre aos 83 anos João do Amaral Gurgel

Ao ver esta noticia na TV ontem a noite fiquei parado alguns minutos pensando na minha infância. Quando fechamos os olhos e pensamos no passado distante, várias emoções brotam dos nosso impulsos cerebrais. Cheiros, ruídos, sons, músicas, sensações... Para quem é de minha época (meados da década de 80) o nome Gurgel significa muito. Para quem é fissurado por carros, e ainda por cima é nacionalista (meu caso) saber que existia uma fábrica nacional era simplesmente sensacional. Os carros para os leigos não passavam de adaptações da mecânica VW a ar a carrocerias diferentes, como os famosos Buggies e fora de série. Mas na verdade os carros fabricados pelo Sr. Gurgel eram uma mistura de boa engenharia, sonhos de um visionário a frente de seu tempo e simplicidade. Se existia uma pessoa que eu tinha vontade de conhecer pessoalmente era o João do Amaral Gurgel. É uma pena que a vida não é eterna, e que ele tenha nos deixado através de uma doença que deve ter lhe maltratado muito durante os últimos anos de sua vida, pois aposto que ele poderia ainda contribuir muito mais do que contribuiu com a nossa indústria se sua mente permitisse. 
Esta semana o Speed Blog postará uma série de reportagens sobre os automóveis produzidos pelo Sr. Gurgel, curiosidades sobre a sua fabrica, e tentarei juntar para os mais novos nesse pequeno blog coisas relevantes sobre a história deste grande homem e seus grandes projetos.

seja o primeiro a comentar!

Comente aqui. Me xingue, me elogie, fale besteira, mas comente. Este blog vive dos seus comentários, não de anúncios publicitários.