Compare Produtos, Lojas e Preços

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Automóveis, ciência e tecnologia

Ford Fusion 2013 - Trazendo a tecnologia de carros mais caros para o consumido  comum
Hoje nosso post será sobre ciência e tecnologia. O desenvolvimento de produtos automotivos é responsável   pelo lançamento de diversas tecnologias e pela pesquisas de novos materiais.

A indústria automotiva influenciou o modo de vida da sociedade nos ultimos 100 anos. Ao redor dos carros, toda uma infra estrutura é necessária para a circulação dos mesmos.

Além do desenvolvimento dos proprios carros, a indústria automotiva acaba fomentando o desenvolvimento da industria da engenharia Cívil, onde estradas, túneis e viadutos são construidos nas condições mais adversas possíveis.

Hoje há uma preocupação muito grande com o meio ambiente e os carros, por serem bens de consumo não duráveis que consomem um espaço considerával quando descartados necessitam de um cuidado especial em relação aos tipos de materiais utilizados, pois os mesmos precisam ser reciclados ao fim de sua vida útil.

Os campos onde ocorrem os maiores avanços através de pesquisas científicas no ramo automotivo são:

  • Carroceria - Desenvovimento de ligas metálicas especiais que suportem as cargas exigidas pelos rígidos padrões atuais de segurança veicular sem deixar o veículo mais pesado.
Utilização de aços avançados na contrução de carrocerias automotivas
  • Motores - Desenvolvimento de tecnologias para aumentar a eficiência energética dos motores a propulsão de combustível fóssil ou vegetal. Desenvolvimento de veículos movidos a combustíveis alternativos.
Motor 1.0 L Ford Ecoboot 3 cilindrico - 120 cavalos
  • Plásticos - Desenvolvimentos de compósitos que permitam uma maior reciclabilidade. Desenvolvimento de paineis externos para diminuir o peso dos veículos e facilitar a reparabilidade.
Para-lamas desenvolvido em Noryl GTX - composito plástico 
  • Segurança - Desenvolvimento de dispositivos de segurança ativa e passiva para evitar acidentes e minizar as consequencias para os passageiros.
Air Bags hoje em dia são comuns na maioria dos carros disponíveis graças as pesquisas intensas da indústria automotiva
Hoje alguns carros comuns já fazem coisas que a maioria das pessoas não imaginam, com estacionar sozinho, seguir o fluxo do transito sem intervenção do motorista, atendem comandos de voz, percebem se o motorista está com sono e agem para despertar o mesmo. 

Curtam o vídeo abaixo, um documentário exibido na Globo News que sintetiza as evoluções ao longo do tempo.

Grande abraço!

seja o primeiro a comentar!

Comente aqui. Me xingue, me elogie, fale besteira, mas comente. Este blog vive dos seus comentários, não de anúncios publicitários.