A solda laser é uma técnica relativamente nova que vem sendo utilizada cada vez mais pelas montadoras de automóveis.
As vantagens dessa técnica residem no aumento da resistência da ligação e novas possibilidades para o design.
A solda laser é um processo que produz a fusão dos materiais com o calor obtido da aplicação de um feixe luminoso concentrado que é aplicado em cima das superfícies á serem unidas.
![]() |
Locais onde a solda laser é utilizada comumente em um automóvel |
Basicamente na construção de carroceria, a solda laser é aplicada na junção do teto com as laterais, no fechamento da coluna “A”, abas do vão da porta, na junção das laterais junto ás soleiras, no fechamento do Porta-pacotes e etc..
Sua principal diferença em relação aos processos tradicionais da solda de arco elétrico (solda á ponto) está na modalidade de transferência de energia. Ao contrário da transferência de energia do arco elétrico, a absorção de energia do laser por um material é regida por vários fatores tais como o tipo do laser, da sua densidade, angulo de incidência e da condição de superfície de metal.
A saída do laser não é elétrica, não exige a continuidade elétrica, não é influenciada pelo magnetismo e não é limitada aos materiais eletricamente condutores.
Os dois tipos de lasers de uso geral são o laser de estado sólido e o laser de gás.
A solda laser permite a construção de peças de carroceria com abas de soldagem reduzidas, pois quando este é utilizado cria-se uma zona termicamente afetada de dimensões reduzidas, com superfície com pouca rugosidade além de um cordão de solda de melhor qualidade, o que beneficia a aparência do conjunto soldado.
Aplicada de modo pulsado ou contínuo é a técnica ideal para aplicações que exigem precisão e baixos danos à peça.
O uso do Laser permite também a elaboração de um projeto mais robusto sem a preocupação de garantir acesso de ferramentas para aplicação de pontos de solda e etc..
Fechando essa série de posts, deixo um vídeo para vocês leitores: a maravilhosa fábrica da Volkswagen localizada em Dresden na Alemanha, a famosa "Fabrica de Vidro", onde a automatização é levada aos patamares mais altos da indústria mundial.
Abraços!
Fonte: Carroceiros de Plantão
seja o primeiro a comentar!
Comente aqui. Me xingue, me elogie, fale besteira, mas comente. Este blog vive dos seus comentários, não de anúncios publicitários.