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sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Volkswagen interrompe produção do Golf GTI

Pit Stop adianta em primeira mão uma notícia quentíssima. A produção do lendário Golf GTI na planta da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) foi finalizada. Segundo fontes internas, já faz mais de um mês que o modelo deixara de ser fabricado, mas a montadora não quis divulgar. O motivo seria o baixo volume de vendas do modelo e a finalização da linha de montagem do propulsor no velho continente.

golfgti

Os motivos do encerramento da produção do esportivo foram quase os mesmos que levaram a Fiat a tirar o Stilo Abarth de linha: pouca procura. É raro encontrar unidades do modelo pelas ruas, principalmente dos pós re-estilização. O alto preço cobrado pela Volkswagen - cerca de R$ 102.000 - fazia potenciais compradores migrarem pro Civic Si, mais moderno e mais barato. Ou então continuava dentro da marca e pulava pra Jetta ou até mesmo o Passat.

golfgti2 golfgti3

Mas o tiro de misericórdia veio de longe. Da Europa, mais precisamente. O motor, importado, parou de ser produzido há algum tempo já que, nessa configuração, não equipava um modelo europeu e não atendia às novas normas de emissão de poluentes naquele país. Agora só resta a versão GT, equipada com o bloco EA-113 2.0 de 116 cv. Mas calma, pode ser que em breve, com o lançamento da sexta geração do médio no Brasil, o lendário GTI volte a ser vendido por aqui. Importado, claro.

Fonte

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quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Mundo das Competições: Entenda como funciona um campeonato de rally

Uma das categorias mais importantes do automobilismo no mundo, o WRC (World Rally Championship ou Campeonato Mundial de Rali) da FIA ainda não desfruta de muito prestígio no Brasil, mas na Europa tem público semelhante -- se não maior -- ao da Fórmula 1. Isso acontece porque, ao contrário da maioria das competições, o WRC é disputado em estradas públicas, fechadas para as provas, o que propicia uma proximidade muito grande do público com os carros e pilotos.
Chega a ser uma proximidade perigosa, porque o público fica praticamente na linha da estrada para ver as corridas. Outro factor que ajuda a promover a categoria é a relativa semelhança dos carros com os modelos de rua, que o espectador pode comprar na loja. É portanto uma excelente ferramenta de marketing para os fabricantes, que investem nos ralis para divulgar seus modelos comerciais -- embora, na verdade, eles só se pareçam externamente com os de competição.
Especificação do WRC
Por definição, o rali é uma competição onde cada carro precisa ir de um ponto ao outro no menor tempo possível. O campeonato é divido em 14 etapas (distribuído por vários países), e cada etapa em diversos estágios: Estágios Especiais, Super especiais e Estágios de Deslocamento.
Especiais são os trechos cronometrados de velocidade, onde cada carro larga sozinho com um intervalo de dois minutos. Os trechos dos Especiais podem ter, no máximo, 400 km, onde a velocidade média não pode ultrapassar 110 km/h, com tolerância de 20% (132 km/h). Já os Super especiais são estágios opcionais, que podem ou não fazer parte de determinada etapa. Nestes estágios, dois carros se confrontam largando ao mesmo tempo, num circuito fechado de 1,5 a 5 km, em pistas adjacentes com o mesmo comprimento.É um show à parte para os fãs, já que os carros costumam andar lado a lado a maior parte do tempo, separados apenas por um guard-rail, e cruzando a linha de chegada com uma diferença muito pequena. Por fim, os Deslocamentos são trechos de viagem entre os pontos de chegada de um Especial e de largada da próxima "perna" do rali. Os Deslocamentos não contam tempo e devem seguir as leis locais de trânsito. Cada equipe é composta de pelo menos dois competidores: o piloto e o co-piloto (não mais chamado de navegador), que é o responsável por passar ao piloto as instruções da planilha -- um roteiro -- de cada percurso a ser cumprido. Ambos podem dirigir em uma mesma prova, Cada rali é realizado em apenas um tipo de piso (asfalto, cascalho, terra ou gelo), o que facilita a escolha de rodas e pneus, relações de câmbio e diferencial, acertos de suspensão, motor, etc. Os pneus, a propósito, têm número limitado para cada prova.
A assistência mecânica é permitida apenas nos parques de serviço, mas pilotos e co-pilotos podem realizar reparos durante a prova, desde que sem auxílio externo e com ferramentas e peças que tenham levado no carro. No mais, é permitido um reconhecimento do circuito pelas equipes uma semana antes do rali, em carros de passeio e sempre seguindo a legislação local.
As categorias: Os carros que competem no Mundial de Rali são divididos em três categorias de acordo com seu nível de preparação: Classe WRC, Grupo A e Grupo N, com subcategorias de acordo com a cilindrada dos motores. Generalizando, o Grupo N é o grupo dos carros "de produção", os menos modificados em relação aos modelos de série.
Já o Grupo A é o dos touring cars, carros de turismo. Eles têm uma preparação mais pesada, mas com algumas restrições impostas pelo regulamento. E por fim, a Classe WRC (World Rally Car), que se originou do Grupo A, é a classe de preparação mais livre, onde estão os carros mais potentes e as equipes de ponta da categoria. Entretanto, cada categoria tem as suas particularidades, que veremos a seguir.
Grupo N Para ser homologado no Grupo N, o carro tem de ter produção mínima de 5.000 unidades. São permitidas modificações nas suspensões, como molas e amortecedores, mas a geometria e pontos de fixação do conjunto original têm de ser mantidos. As relações de marcha e o gerenciamento electrónico do motor podem ser retrabalhados, bem como o sistema de escapamento -- mas com catalisador obrigatório. Nos freios, apenas a adopção de pastilhas e mangueiras de competição são permitidos. De resto, direcção, câmbio e motor devem ser originais. Assim, as subcategorias do Grupo N são:

Classe N1

até 1.400 cm3, tracção 4x2

Classe N2

de 1.400 a 1.600 cm3, tracção 4x2

Classe N3

de 1.600 a 2.000 cm3, tracção 4x2

Classe N4

acima de 2.000 cm3, turbo, tracção 4x4

Neste grupo os carros necessitam de produção mínima de 2.500 unidades para a homologação. Isso impede avanços tecnológicos muito caros, que por isso ficam reservados aos carros da Classe WRC. A preparação do Grupo A permite mudanças mais profundas que o Grupo N: a suspensão pode ser modificada inclusive na geometria, mas os pontos de fixação devem estar no máximo a um raio de 20 mm dos originais.
O motor pode ser trabalhado também internamente, com novos comandos, válvulas e pistões (só o bloco do motor deve ser mantido original). Radiadores, resfriadores de ar (intercoolers) e o gerenciamento electrónico também podem ser modificados, assim como freios, câmbio, relações de marcha e diferencial. A maioria dos carros tem motor de dois litros com turbo, tracção integral, restritor de 34mm na turbina e câmbio sequencial de seis marchas.

Classe A5

até 1.400 cm3, tracção 4x2

Classe A6

de 1.400 a 1.600 cm3, tracção 4x2

Classe A7

de 1.600 a 2.000 cm3, tracção 4x2

Classe A8

acima de 2.000 cm3, turbo, tracção 4x4

Uma particularidade do Grupo A é a proximidade de desempenho entre os carros da Classe A7, de motor dois-litros aspirado e tração dianteira, e os carros turbo da Classe A8. Os Kit Cars, como são conhecidos os modelos da Classe A7 (também chamada de Grupo F2), são em média 300 kg mais leves que os da A8 (que tem peso mínimo de 1.230 kg). E conseguem igualar seu desempenho -- e até superá-lo -- em ralis disputados no asfalto.
Mas só no asfalto: nos outros tipos de pista, os carros 4x4 turbo costumam ser bem mais eficientes. Alguns dos principais Kit Cars que correm ou já correram no Mundial são Renault Mégane e Clio Maxi, Peugeot 206 e 306 Maxi, Citroën Xsara Maxi, Seat Ibiza Kit Car e VW Golf GTI Maxi.
Classe WRC Chama-se classe, e não grupo, por não abranger diversos segmentos. A WRC surgiu em 1997 a partir do Grupo A, com carros dois-litros turbo de tracção integral, que podem ser usados mesmo que as unidades de série só tenham motores aspirados e tracção 4x2. Suspensão, direcção, câmbio, relações de marcha e diferencial, freios, admissão e escapamento são de preparação livre.Só a pressão do turbo é fixada por um limitador fornecido pela FIA. Inclusive a posição do motor pode ser modificada, para equilibrar a distribuição de peso entre os eixos, sendo que também o entre eixos e a bitola podem ser aumentados. O peso mínimo é de 1.230 kg, o comprimento mínimo de quatro metros -- razão do emprego de pára-choques salientes no Peugeot 206, por exemplo -- e a largura, de 1,77 metro.
Na classe WRC, Subaru Impreza, Ford Escort RS Cosworth e Focus RS, Peugeot 206, Seat Cordoba, Hyundai Accent, Skoda Octavia, Toyota Corolla e Citroën Xsara T4 são algumas das máquinas que fizeram e fazem a cada etapa a história do rali mundial.Estilo radical: O acerto dos carros do WRC varia muito conforme o tipo de terreno. Na terra, pneus de perfil alto, suspensão macia e chassi mais elevado; no asfalto, rodas mais largas, pneus de perfil baixo, suspensão duríssima e chassi rente no chão. Na neve, pneus estreitos, com pinos metálicos especiais para o gelo. São milhares as possibilidades de regulagens de motor, freios e direção, alguns deles podendo ser feitos eletronicamente de dentro do carro, pelo piloto ou navegador.
Por outro lado, uma característica fácil de se notar nos ralis -- qualquer que seja o terreno -- é a forma "quadrada" de pilotagem em curvas. Na maioria das vezes, os traçados são muito sinuosos, com curvas fechadíssimas. Por isso, os carros são regulados para tender ao sobresterço (saída de traseira). Além de permitir que o carro diminua o raio da curva com a aplicação de potência, isso permite melhor tração nas saídas de curva, quando o piloto pode fazer uma trajetória mais reta.Aprender a conduzir num carro de rali: o piloto esterça o volante antes da curva, corrige a saída de traseira (virando para fora da curva) próximo do ponto de tangência e já acelera novamente. Isso mantém o giro do motor elevado, evitando o turbo-lag (retardo de atuação do turbo) e melhorando as retomadas. Não raro o piloto chega a usar o freio de estacionamento nas curvas fechadas, tipo "cotovelo", para acentuar a saída de traseira e contornar a curva quase num cavalo-de-pau. É um estilo de pilotagem dos mais radicais.
Qual o seu carro preferido de rally ?
O meu ilustra a imagem lá acima! comentem e digam qual o seu preferido!

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terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Novas Gerações. As mudanças realmente são necessárias?

Todo produto indústrial de sucesso ou não tem um ciclo de vida útil. Quando este produto foi bem vendido, criou uma legião de consumidores que se identificam com as suas caracteristicas é bem visto pela crítica e é um sucesso de vendas, é normal que os fabricantes queiram extender o seu tempo no mercado. Ai chegam as novas gerações.
Em um campo tão competitivo quanto o da indústria automotiva ficar parado no tempo pode ser fatal e por este motivo os seus produtos precisam ser renovados constantemente para poder manter o poder de atração sobre os consumidores. Um automóvel é um tipo de produto bem diferente de um ferro de passar roupas, um liquidificador ou mesmo um brinquedo. Ele além de realizar a sua função de transporte, deve trazer outros atributos ao seu proprietário. Um carro precisa ser bonito, porque se não for bonito não venderá bem (Vejam o Logan, é um ótimo carro pelo preço que é, mas possui um desing muito peculiar [para não dizer feio] e por isso não esta entre os top 10.) precisa dar status, mesmo que seja popular, tem que ser resistênte e possuir fácil manutenção. Esses são alguns dos pequenos atributos que um produto automotivo precisa ter. São variáveis distintas e que são complexas de serem ajustadas em um mesmo produto. Geralmente não conseguem, um produto que é muito bom em um campo, deixa a desejar em outro campo. Vejam o exemplo do New Civic. Sucesso absoluto de vendas ! Fizeram um Sedan que atende desde o playboy até o pai de familia bem sucedido já em fim de carreira. Porém esqueceram de colocar porta malas no carro, sua suspensão é muito rigida para os que tem sangue norte americano em suas veias e são admiradores de carros como Opala e Landau, e ele em suas versões mais básicas não tem itens comuns até mesmo em um simples Palio ELX. Ele é bem sucedido, mas com certeza deixa de vender mais por causa dessas pequenas deficiências. Os concorrentes se aproveitam disso e por isso conseguem vender outros carros. Assim é o mercado, composto por maravilhosos produtos imperfeitos.
Quando uma nova geração de um veiculo é lançada os consumidores ficam anciosos esperando para ver as novas modificações. Todos querem saber se o mesmo melhorou, se os defeitos foram sanados, se o conforto melhorou, se suas novas linhas impressionaram os vizinhos e se ele será tão resistente quanto o modelo anterior. Porém os fabricantes tem exagerado de uma geração para a outra. Não estou reclamando da modernização dos automóveis, mas sim do exagero e acho que as fabricas estão dando tiros nos pés ao lançarem certos modelos. A própria indústria esta carregando um fardo que vai ficar maior a cada nova geração.
Os carros estão crescendo demais. Estão ficando luxuosos demais. Estão ficando com o design parecidos demais. As vezes compramos um carro porque achamos que o tamanho dele é perfeito para nossa necessidade. Se minha familia esta crescendo, o natural é eu comprar um carro maior, não a nova geração do meu carro antigo, que ficou maior. Essa obcessão por carros maiores tem levado nosso mercado a lançarem carros horriveis como Sandero e Logan. Plataformas esticadas apenas para ter como diferencial a seus concorrentes o espaço interno. Quando o carro não é esticado no plano horizontal, esticam no plano vertical como o tambem feio Fox, ou as minivans como Meriva, Idea, entre outras. As fabricas lançam uma nova geração de um carro X. Esse carro ficou muito grande e o consumidor ficou orfão de um modelo pequeno. Então tem que ser gasto todo o dinheiro que um novo projeto demanda para criar um carro menor. E assim as fabricas ficam vendendo um pouquinho de cada modelo, que na minha lógica é muito mais caro do que vender muito de apenas um modelo.
Vejam o caso da GM brasileira. Eles tinham ha 15 anos atrás apenas 3 sedans em linha. Um pequeno (Chevette) um médio (Monza) e um Grande (Õmega) Seus concorrentes tambem eram assim, e o mercado convivia com isso sem sentir necessidade de ter carros maiores. De uma hora para a outra a GM dobrou o número de sedans. Passamos a contar com um pequeno (Corsa Sedan) um Médio pequeno com tamanho de médio Grande (Astra Sedan), Um médio Grande do tamanho de um Médio pequeno moderno (Vectra B) e um Grande (Omega). Cada um roubando um pouquinho das vendas do outro. Esses carros todos devem ter custado caro para serem criados, fabricados, vendidos e ter toda a rede autorizada treinada para dar assitência. Agora a situação esta pior ! Temos 3 sedans pequenos, o Corsa Sedan, o Classic e o Prisma. Temos 2 sedans médios pequenos, o Astra Sedan, e o Vectra Sedan, que é a nova geração do astra, e nenhum sedan médio grande e nenhum grande. Tudo isso graças as novas gerações mal estudadas e reformuladas.
Vejo agora a Opel tendo que pensar em relançar o Opel Ascona para ocupar a Lacuna deixada entre o Insignia e o Astra. O Vectra cresceu demais desde então e agora deixou um buraco na sua linha. Isso já tinha acontecido com a VW. O passat cresceu demais, e abriu lugar para o Jetta, que já esta crescendo. Acredito que o Sedan do Golf VI será grande demais, e a VW terá que lançar um sedan menor. Eles tem o La Vida chines que é um Bora reformulado, mas não é uma formula aceitável na europa ocidental.
A VW tem uma linha que é uma das poucas bem reformuladas a cada geração. A linha Gol. Eles entendem que o consumidor brasileiro gosta do seu produto e faz de tudo para ele não perder a sua essencia. Imaginem se o novo Gol ficasse muito grande, e tivessem que lançar um carrinho mais barato ? Imaginem se nunca podessem tirar de linha o Gol GIV como acontece com a GM que sempre vendeu mais Classics do que novo Corsa ? É muito melhor vender somente uma linha de produtos do mesmo nicho do que duas linhas. É mais barato. É mais facil de atualizar, de manter a qualidade.
A GM teve que lançar o Celta, para poder lançar o novo Corsa aqui no Brasil. A Fiat manteve o Uno quando lançou o Palio em 1996 e nunca conseguiu tirar ele de linha, pois o Palio nunca atingiu a maturidade que o Uno conseguiu no mercado. O Palio é um carro de moda, e por isso precisa de tantas atualizações de carroceria. Parece uma modelo em fim de carreira, colocando botox toda semana para ver se consegue tirar algumas fotos novas. A Ford teve que promover o Ford KA a um automóvel comum para poder suprir a lacuna deixada pelo Fiesta Street, já que o Amazon ficou tambem muito crescido. Mas a VW sempre vendeu apenas GOL. Quando lançou outro carro pequeno, o Fox, ele tambem teve sucesso, mas com outro tipo de consumidor. Aquele que compra um carro por comprar. Aquele mesmo que compra um Palio a cada nova geração, pois é mais bonitinho. Quem compra um Gol compra porque ele é um Gol, pode ser bonito, como a versão "GIII" ou terrível como a "GIV", pode ser peladíssimo como as versões "Especial" e GIII city, as pessoas sempre comprarão.
Existe apenas um motivo para isso.
Um Gol nunca deixará de ser um Gol. Ele sempre terá tamanho parecido, mesmo que mude radicalmente o estilo. Ele sempre fará o que o seu antecessor faria, de uma maneira melhor. Ele não exige muita pompa, nem tamanho diferenciado. Não precisa ter o motor mais potente da categoria. Ele apenas é o mesmo carro desde 1980.
A VW perdeu a liderança na europa quando deixou o Golf muito caro na Versão V. Agora esta tentando retomar o controle com a geração VI.
Longevidade aos bons produtos !

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segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

[VIDEO] Um veículo reparado é tão bom quanto um original ?


O Programa Fifth Gear, transmitido na inglaterra, ha algum tempo fez um teste interessante.

Comprou um carro usado (Um Ford Focus) e o bateu contra outro Ford Focus.  O que eles haviam comprado (O Prata) foi consertado de maneira errada (como a maioria das oficinas brasileiras, incluindo concessionárias) e vendido como semi-novo. 

Aparentemente era um carro perfeito, cor bonita, pintura intacta, interior intacto. Mas você poderia morrer em um acidente com este carro bonito e mal reparado.  Ele simplismente foi desamassado em um macaco hidraulico. Sabemos que um matérial quando torcido tende a perder a sua conformidade física, rompendo suas ligas internas e se fragilizando. 

Este é o perigo de se comprar um carro de origem desconhecida. 

Analisando rapidamente os veículos após o crash test, percebe-se que o Focus Prata, mesmo com os equipamentos de segurança, teria machucado as pernas do motorista e passageiro, pois o habitáculo foi invadido pelas longarinas deslogando o painel para trás.  No Focus azul o motorista provavelmente sairia andando. 

Nunca comprem um carro sem saber o seu histórico.

Desconfiem de veículos sendo vendidos a preços promocionais, veículos encalhados em estoques de lojas, veículos vendidos em lojas duvidosas, e de carros com kilometragem muito baixa e pouco tempo de uso sendo vendidos em lojas desconhecidas. Pode ter sido um carro que foi recebido de uma concessionária e repassado para revenda em lojistas com problemas.

Sempre leve o carro que esta interessado em comprar em uma funilaria de confiança antes de fechar o negócio. Peça para colocar o mesmo em um elevador. Olhe marcas em sua estrutura como longarinas, painel frontal,onde marcas podem entregar trabalhos mal feitos, alinhamento da coluna A (Onde fica situado o para-brisa) em relação as portas, que pode denunciar uma batida mais séria. 

Nunca é demais ser cuidadoso, pois ninguem sabe o dia de amanha.

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[VÍDEO] Segurança Veicular (Liguem o som)

Sempre falo com todas as pessoas que conheço sobre segurança veicular, crash tests, dispositivos de segurança passivos e ativos. As pessoas nunca estão nem ai. Fico feliz quando encontro alguem preocupado com a segurança veícular. São poucas pessoas preocupadas com isso no brasil. 
Vejo praticamente nenhum trabalho sendo feito nesse sentido. Não vejo trabalhos acadêmicos, artigos cientificos, programas na televisão que abordem isso, ou alguma revistar que publique dados que realmente não visem o sensacionalismo, como a péssima revista que diz que protege o consumidor, a Pró Teste, que fez um teste com o VW Polo há algum tempo atrás. Sei que é um tipo de pesquisa que demanda muito dinheiro e conhecimento. Porém estamos atingindo um patamar social em que devemos nos preocupar com manetebilidade das nossas vidas. 
Do que adianta termos boas estradas, segurança pública, educação, crédito no banco, bons empregos, conquistarmos uma estabilidade econômica que propicie comprarmos bens materiais, se podemos perder tudo isso em uma simples colisão indo comprar o pão no supermecado, ou 
'1indo passar o feriadão na casa de praia tão desejada? 
Como estudante da area me preocupo com essas questões. Acho que poderei contribuir com a sociedade realmente se me esforçar, mas e o resto das pessoas? Como mudar a cultura de um povo que privilegia rodas de liga leve do que air bags?  Como incentivar a pesquisa das fábricas, se o governo não esta nem ai para o povo, apenas quer receber a sua parte dos impostos.
Estamos diante de um grande dilema. O Governo dão isenções de impostos para as fábricas se intalarem em nosso pais. Ponto para o desenvolvimento, ponto para a geração de emprego, este que vos escreve por exemplo é um dos benefíciados por essa politica. Porém, vem a grande questão. O governo precisa ganhar de alguma maneira. Se não ganha com os impostos de produção direta, tem que ganhar na composição do preço de venda dos carros. A carga tributária chega a 40% em algumas faixas de veiculos. Isso é um abusurdo. Não tem como as fabricas diminuirem a sua margem de lucro sem o governo tambem deixar de ganhar. Quando isso ocorrer, tenho certeza que as fabricas poderam lançar carros com mais equipamentos e realmente fazer valer o dinheiro que o consumidor paga em um carro.
O que me trouxe até aqui hoje foi este vídeo criado por um estudante daqui do Brasil. Achei por acaso no you tube enquanto eu pesquisava sobre segurança. Apesar da produção ser amadora, seu conteúdo ficou bem acessível para as pessoas que não tem muito conhecimento sobre física. Gostei muito da sua preocupação em mostrar a sociedade o quanto podemos estar desprotegidos.
Apenas não concordo totalmente com o seu enfoque, pois a culpa não é totalmente das fábricas, mas de todo um sistema onde estamos inseridos.

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sábado, 24 de janeiro de 2009

Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só!

Sonho que se sonha só é um sonho que se sonha só.
Sonho que se sonha junto é realidade!
Grande canção do Raul Seixas, que fala realmente uma coisa que eu acredito muito. A união faz a força!
Se uma Ferrari F40 é uma imagem inesquecivel de se ver, imaginem avistar um comboio de F40 cruzando a estrada, solitárias como um grupo de hippies que buscam um novo camping??
Com este post, inicio as atividades nesse nosso pequeno blog. Espero contribuir e aprender muito com vocês caros leitores e amigos. 
Sejam bem vindos ao Speed Blog ! O blog do Speed Boy

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quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Um pouco sobre o Speed Boy

Figura única, habitante de uma cidade pitoresca no nordeste brasileiro e frequentador de locais interessantes como oficinas mecânicas, rodas de viciados em carros, fundo de pistas de aeroportos, ferro-velhos, lojas de R$ 1,99 entre outros locais interessantes, com o único intuito de masturbar a sua mente com a agonia interna que é sentir vontade de possuir ou dominar certos objetos que não pode comprar, utilizar ou mesmo apenas olhar.
Dizem que ele é gente boa, mas os amigos costumam procura-lo pouco, talvez por ser o único que tem um telefone da operadora Claro ou por ser um sujeito canguinha, já que seu telefone é pós pago mas é bloqueado para recebimento de ligação a cobrar.
Jura que desde os 5 anos anos de idade reconhece o som de um motor boxer 6 cilindros e acredita piamente na reencarnação apenas para alimentar a fantasia de que morreu pilotando um Porsche 911 em Norschleife.

Se você o conhece, sabe que todos esses absurdos são contados em mínimos detalhes sempre que ingere alguma bebida com teores alcoólicos maiores que 0,001% e apesar de saber sem fazer muito esforço o nome de todos os pilotos que já correram na Formula 1, todos os modelos de carros fabricados desde 1948 na Iugoslávia e quantas marcas de automóveis começam com a letra A, costuma esquecer que todos os amigos já escutaram as suas histórias e os torturam em longas sessões de explanações sobre o funcionamento do sistema Valvetronic dos BMW ou mais recentemente, de como o New Fiesta é injustiçado pela imprensa quando é taxado de caro.

Pretende desde criança mudar o mundo com alguma ideia que ainda não teve, mas garante para todos que quando essa esse dia chegar empregará todos os seus amigos mais próximos como Aspones, apenas para poder falar besteiras e ter alguém para sorrir sem medo de perder o emprego.

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